segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Tem épocas na vida em que a gente sente saudade.
Saudades de escorregar na grama com papelão, saudades de poder correr em casa sem me preocupar com a violência, saudades fazer as coreografias das chiquititas (eu tinha as roupas okey?!) e sua mãe ficar babando, de bancar a inteligente e todo mundo ficar babando porque você tem 8 anos e canta Lenine e já leu alguns (e bons) livros, ouvir Spice Girls com inglês embromation (tá, eu ainda faço isso), de fazer programas de "menino" com o pai, como empinar pipa.
Ai meu Deus, falando assim parece que eu tenho uns 30 anos, e não 17 (um mês, ok).
A questão não é discutir o quanto falta para o meu aniversário ou o quanto o Justin era feio e ficou bonito. A questão é:
Fazem o que? uns 10 anos que tudo isso aconteceu e as crianças simplismente NÃO TEM mais infância. Ai você vira pra mim e fala: "claro que tem Teresa!", un, ok, ficar na frente de um computador, jogando videogame e no shopping com 3, 4 anos de idade não é nenhuma infância!
Infância teve a nossa geração que corria na grama, se sujava, fazia acampamento uns na casa dos outros (acampamento mesmo!), ouvia música inocente (e não "tchutchuca treme o bumbum"!), não tinha a preocupação com a montuera de hormônios que haviam em suas comidas, e principalmente, aprenderam o que é ser criança, e não pularam do "ba-ba, bu-bu" pro computador (meu sobrinho/primo é o melhor exemplo!).
Eu to aqui as 7h30 da manhã escrevendo um texto sobre infância, cheguei de viagem a umas 8 horas e não preguei o olho e ainda tenho que ir pra aula e trabalhar, uhul. E antes que você se pergunte porque eu estou fazendo isso, não, eu não estou nem drogada, nem bebada, nem nada. E olha que eu to parando de fumar, mas não, não é esse meu problema! Eu só cheguei a essa conclusão quando liguei meu pc para ver meu orkut, abri meu iTunes e abriu na pasta das Spice Girls (sim, eu ainda amo elas! E não, eu não ligo pra sua opinião em relação a volta delas, eu gostei ok?!) e eu cheguei a conclusão que meus filhotes terão infância SIM!
Não adianta a gente tentar evoluir o mundo sendo que quem vai sofrer com isso são as crianças! Não adianta a gente criar 50 mil tecnologias e não pensar em educação, não adianta a gente falar que a nova geração vai mudar o mundo sendo que eles não vão ter a principal parte que ajuda na formação da pessoa que ele vai virar: a infância. Não adianta a gente se gabar que criou um jeito de curar o HIV e não fazer nada pelos nossos pequenos.
Meus filhos vão ouvir spice girls, vão ficar horas lendo "onde esta Wally" e vão aprender a desenhar com aqueles papeis do mac!
Eu sou a favor da criação antiga, de ir com os filhos ao parque, de ensinar a empinar pipa, de ensinar eles a andar de bicicleta sem rodinha, de levar a feirinha do largo da ordem, exatamente como eu fazia quando era menor!

Ps: hoje eu acordei meio revolucionária, acho que é isso. Mas vejam pelo lado bom, eu não acordei totalitária, como em alguns dias.

Ao Som de: Spice Girls - Mama (porque spice é TUDO! E não, eu não tenho vergonha de assumir que AMO spice, elas foram a minha infância. E eu ainda sei a coreografia de "stop")

9 comentários:

Victor Zanini disse...

lendo esse seu texto me deu vontade de escrever uma cronica tbm..
e de empinar pipa.

mais nada supera a vontade q eu to de ir acampar.. e pescar *-*

cara sabado passado eu la no shopping vendo cd e tal..
dai chego uma criança e fico olhando o PS3 e os PC;; e o pia deveria ter 4 5 anos..e ele falava em Bits e HD e memoria :|
eu até hoje nao sei qto de memoria tem no meu pc.
uhauhauhahuauhaha..

eu tbm descia morro com papelão na grama.. e era lindo!!!
parace q a gte vai ficando velho e a tecnologia vai tomando conta de tudo.. mais eh o homem neh..
ele mesmo vai acabar se matando..

o criador criara um monstro que matara o criador...
e vamos todos p/ marte
UHAUHAUHAUHAUHAUHUA

ta meus comentarios nao sao dos melhors :S
mais eu tbm acho q a minha infancia foi das melhores.. hoje quase ninguem mais brinca de esconde esconde.. e é a melhor brincadeira ://

ta otimo o texto amor.!
amo voce...
Beijaoo ♥

Odival Quaresma disse...

Realmente os comentários do cara não são dos melhores.. xD
Bom,nem os meus. =/
Só passei aqui pra dizer que concordo com você,as crianças de hoje são adultos em miniaturas,o que seria ótimo se os adultos de verdade não fossem crianças (mal criadas,vale ressaltar) envelhecidas...
Acampar,eis uma brincadeira muito foda do nosso tempo. =/

Victor Zanini disse...

huauhauhaa
o teu coments odival foi pior q o meu..
e eu comentei p/ tt e nao p/ vc.
entao fica a criterio dela julgar se ficou bom ou se ficou ruim..
e do contrario de vc ela gostou...

tete meu amor.. vamo acampa comigo?
fora esse final de semana no outro..
vamos vamos?
podemos ser crianças la *-*
hueaeauehauheae..

te amooo!

Contando os dias para o TIM!

Odival Quaresma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Odival Quaresma disse...

tanto faz,eu só falei aquilo para você achar que alguém se importa!
*touché*
tt?creio que foi ela que comentou no meu blog,sim tt,aquilo aconteceu mesmo,infelizmente.
mas aquilo não foi nada,pouco depois de ter postado lá no meu blog houve um assalto na rua em frente ao meu prédio,e sabe aquele povo que em filme de terror sai com tochas e aqueles garfos de feno?Pois é,eles agarraram um dos bandidos e encheram ele de porrada,por sorte consegui filmar o final do flagelo,assim que consegui digitalizar(filmei numa camera analógica =x) eu posto no meu blog e ainda dou um "parecer juridico" com o pouco do conhecimento que consegui nos ultimos 2 meses de faculdade.
Até algum dia tt,apareça mais vezes por lá! ;D

 ­adan ­arruda. disse...

cê sabe nada! dança aí então mané.
bejo.

Odival Quaresma disse...

[defendendo o namorado detected]

Anônimo disse...

Teresa,

Adorei teu blog, parabéns.
Só preciso registrar, daqui dos meus 29, que quando tinha 17 achava EXATAMENTE a mesma coisa da tua geração! rs Que ouvia Spice Girls e não a inocência do Balão Mágico, dentre outras coisas...
Que bom que eu estava errada, e, sei lá, tomara que todos nós estejamos errados e um dia (e que nesse dia remoto a minha cabeça permaneça adolescente...) essas crianças nos contem que tiveram, sim, infância...! Abraços!

Anônimo disse...

Olá minha gente!
Não conheci as spices tão bem como vcs mas, o pouco que ouvi gostei. Quanto à infância desta geração, chega a ser assustadora, estamos na era da informática, do celular e dos jogos de video game. hoje tenho 34 anos, no meu tempo nós muitas vezes contruíamos nossos proprios brinquedos ou pq não dispúnhamos de dinheiro ou pq era mais divertido, hoje se compra "tudo". também já escorreguei na grama sobre um papelão ou com uma tala de coqueiro ( um tipo de palmeira que cresce tbm aqui no sul), empinava pandorga, oque vcs chamam de pipa, jogava pinica ou (bolinha de gude)e muitas outra brincadeiras que pouco se vê por aqui e até mesmo nem seja mais visto..., é preocupante o desenvolvimento mental das crianças de hoje pq nós mesmos não compraríamos um televisor sem comtrola remoto. Estamos vivendo também na era da praticidade e da comodidade.

ps: não conheço todas as músicas das spices mas, "elas" são lindas!!!
Saudações de um estranho!